Atletismo

A história do atletismo começa nos primórdios da nossa civilização.

O homem das cavernas, de forma natural, praticava uma série de movimentos, nas atividades de caça, de defesa pessoal, de recolha de alimentos, etc. Ele saltava, corria, lançava, desenvolvendo uma série de habilidades relacionadas com as diversas provas de uma competição de atletismo.

O atletismo é a forma organizada mais antiga de competição, tendo surgido nos Jogos Antigos da Grécia (776 A.C). Desde então o homem vem tentando superar os seus movimentos essenciais – caminhar, correr, saltar e arremessar.

Na definição moderna, o atletismo é um desporto com provas de pista, corridas de rua, provas de cross country e marcha atlética.

A maratona, a mais famosa das corridas de resistência, baseia-se na lendária façanha de um soldado grego que em 490 A .C. correu do campo de batalha nas planícies de Maratona até Atenas, numa distância superior a 35 km, para anunciar a vitória dos gregos sobre os persas. Uma vez cumprida a missão, caiu morto.

As maratonas modernas exigem um percurso ainda maior: 42.195 km.

A corrida é a expressão atlética mais pura que o homem já desenvolveu, uma prática que envolve basicamente a boa condição física do atleta, à qual se junta, em competição, algo de estratégia e de técnica.

Vem correr connosco, melhorar a tonicidade e a resistência muscular e cardiovascular, “queimar” calorias e competir!

Horários e Local

  • Frequência: Varia

  • Local: Treinos em vários locais – Cerca de 30 provas/ano ao longo de todo o país e no estrangeiro

Fitness – TRX

O TRX baseia-se no treino de força e de propriocepção (ou cinestesia, a capacidade de perceber onde está cada parte do corpo), recrutando as principais estruturas do corpo e promovendo a estabilização das articulações em todos os exercícios.

É uma actividade exigente, motivadora e altamente eficaz, com resultados excelentes em todos os indivíduos, independentemente da sua condição física de base, que proporciona o aumento de massa muscular e a diminuição de massa gorda.

A par com as aulas, também realizamos avaliações físicas periódicas dos seguintes indicadores: peso, IMC (índice de massa muscular), % de gordura, tensão arterial, frequência cardíaca de repouso e perímetro abdominal.

Horários e Local

  • Quartas e Quintas, 13h – 14h

  • Local: Sede do C.F.P.

Fitness – Total Condicionamento

O Total Condicionamento baseia-se em exercícios de resistência muscular, geral e localizada, utilizando o peso do próprio corpo, o TRX, bolas de pilates, halteres, entre outros materiais.

É uma actividade aliciante, que tem como objectivo melhorar a tonicidade e a resistência muscular e cardiovascular, proporcionando uma elevada “queima” calórica.

A par com as aulas, também realizamos avaliações físicas periódicas dos seguintes indicadores: peso, IMC (índice de massa muscular), % de gordura, tensão arterial, frequência cardíaca de repouso e perímetro abdominal.

Horários e Local

  • Quartas e Quintas, 13h – 14h

  • Local: Sede do C.F.P.

Futebol

FUTEBOL 11 – EQUIPA DE VETERANOS – Época 2019/2020

O Clube Ferroviário de Portugal vai, na época 2019/2020, dar o seu pontapé de saída na Liga Masters 35.

Trata-se de uma liga amadora disputada no distrito de Lisboa, numa vertente semiprofissional de futebol 11, pois conta com pontuação por vitórias e com um trio de arbitragem em cada jogo, e onde um dos critérios para a constituição das equipas é terem maioritariamente jogadores acima dos 35 anos de idade (daí o nome dado à liga). Esta liga, como em anos anteriores (esta é já a 8ª edição) conta com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol e do Núcleo de Arbitragem de Lisboa. Paralelamente a este campeonato, ocorrerá uma Taça desta Liga no qual a equipa do CFP também participará.

Na época 2019/2020, que teve início em 13 de Outubro de 2019 e final previsto para Junho 2020, o Clube Ferroviário de Portugal entra como equipa estreante, apesar de existir já algum conhecimento entre jogadores por terem participado juntos nesta liga por outros emblemas, apostando em alargar a sua projeção no panorama do futebol amador a nível regional.

Em paralelo com a “Liga Futebol de Onze”, que conta também com a participação de uma equipa do CFP, esta equipa de veteranos insere-se então numa liga com cariz competitivo (ainda que amador), e para tal aposta na equipa técnica composta pelos técnicos Pedro Costa, Alexandre Ferreira e Fernando António, sendo que os dois últimos fazem simultaneamente parte do plantel.

Os nossos jogadores: Luís Pato, Paulo Santos, Vladimiro Rodrigues, Jorge Sousa, Nuno Cruz, Fernando António, Paulo Branco, Manuel Canela, Alexandre Ferreira, Sandro Sousa, Rui Cabral, Marco Oliveira, Hugo Águas, Nelson Marques, Nuno Teixeira, Alexandre Aguiar, Frederico Villaret, António José Pacheco, Tiago Gouveia, Nuno Semedo, Ricardo Marques, Daniel Marques, George Silva, Samuel Vieira, António Ricardo Nunes, Acácio Vieira, Pedro Alves.

http://www.ligamasters35.com, do Facebook “Liga Masters 35” (mais atualizada, com fotografias dos jogos realizados) e no site do CFP.

A equipa deixou uma nota que muito orgulha o CFP, ao agradecerem o apoio e vontade demonstrada pela estrutura do Clube, “desejando que esta seja a primeira de muitas épocas nesta vertente desportiva, mas que, sendo esta a de estreia, seja acima de tudo uma época para mostrar que o CFP tem um bom plantel e boas pessoas e que o plantel irá dignificar o bom nome e palmarés da instituição, seja no futebol, seja noutras atividades do Clube e dos seus associados”.

Horários e Local

  • Frequência: Bissemanal

  • Local: Campo de Futebol do Ferroviário em Marvila

Kosho Ryu Mitose

Kosho Ryu Mitose

O Kosho Ryu Kenpo Mitose é uma arte de defesa pessoal do Extremo Oriente com história secular desde século XIII. Entre as artes marciais nas quais nenhuma arma é usada, nenhuma supera ou se compara à arte do Kenpo. Em qualquer civilização, encontros físicos entre indivíduos são por vezes inevitáveis e para uma pessoa ser vitoriosa, a autodefesa é essencial.

O Kosho Ryu permite que uma pessoa se defenda de um ataque diante de um adversário agressor. O poder de Kosho Ryu é milagroso e vai além das explicações com palavras.

O espírito mais profundo e verdadeiro de Kosho Ryu reside na humildade e autocontrole, e deve ser praticado de acordo com a própria consciência mental e crença em Deus.

O Kosho Ryu é uma arte marcial que procura o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspetos: físico, mental e espiritual, busca o conhecimento interior, equilíbrio, harmonia e uma convivência pacífica e respeitosa com todos os seres que nos cercam e nos acompanham no nosso caminho.

A Autodefesa Verdadeira é a arte da antecipação, para antecipar situações de perigo e evitá-las. A maior e verdadeira autodefesa é viver e construir um mundo de paz e harmonia ao nosso redor.

A parte interna e o verdadeiro espírito de Kosho Ryu estão na humildade e autocontrole, na simplicidade, no autocontrole permanente. Ser humilde significa ser respeitoso, responsável e justo com os outros e com nós mesmos. A pessoa humilde não se curva a ninguém, mas tão pouco permite que alguém se incline a ela.

A prática contínua de Kosho Ryu melhora a saúde, aumenta a longevidade e não é perigosa para os praticantes, não importa quem o pratique, seja homem ou mulher, jovem ou velho, fraco ou forte; Ele deve sempre preservar seus recursos físicos e usar sua força e energia economicamente.

O Kosho Ryu desenvolve a autoconfiança, os sentidos e a mente para agir e julgar rapidamente e estar sempre alerta.

IKIRU HEIWA AI KOUFUKU

“¿Existe alguma forma mais sublime de Autodefesa Verdadeira do que paz e harmonia? ”

                                                                                                                                Thomas B. Mitose

(Texto adaptado do Programa Técnico da MIKKA)


Para mais informações sobre a arte do Kosho-Ryu Mitose, podem consultar os seguintes links:    

Página oficial Mitose’s International Khoso-Ryu Kenpo Association: https://www.kosho-ryu.com/

No Facebook: procurar por: Kosho Shorei Ryu Kenpo – Mitose e Kosho Ryu Mitose Portugal

Contacto direto: koshoryumitoseportugal@gmail.com

Vem experimentar sem qualquer compromisso, nas primeiras 2 semanas de treino!

Horários e Local

  • Terças e Quintas das 18:30/20:30

  • Local: Sede do C.F.P. – Sala de Yoga e Artes Marciais

Remo

História

Não foram descobertos até hoje documentos que nos levem a afirmar uma data para o início do Remo no âmbito do Desporto Ferroviário. Consta-se que terá começado com a deslocação dos operários vindos da margem Sul, que vinham trabalhar para as Oficinas Gerais da CP e atravessavam o Rio Tejo de barco a remos, e que nessas deslocações faziam corridas entre si.

Julga-se que a taça mais antiga existente em Portugal, seja a que o Clube Ferroviário de Portugal possui na sua sede. É uma taça em prata trabalhada e possui a seguinte inscrição: “Taça de El Rei – 19.10.1880 – Regata de Cascais”. Vários documentos existem a exaltar o Remo do Clube Ferroviário:

Em 1943, aceitando um convite do Barcelona, participou numa Regata de mar que se realizou naquela cidade, em Yolle de Quatro. A tripulação do Ferroviário conquistou o primeiro lugar e a imprensa da época não lhe poupou elogios (Jornal La Lunes, Jornal La Prensa…)

  • Num passado mais recente, no Campeonato do Mundo disputado em Atlanta, EUA, a equipa portuguesa, representada por dois remadores do Clube Ferroviário de Portugal, conquistou um brilhante 3.º lugar (medalha de bronze), sendo o único Clube Português até hoje com duas medalhas em Campeonatos do Mundo.
  • Em 2002, na regata de mar disputada em Cannes, a atleta Sílvia Pissarreia, alcançou o 1.º lugar

Prática da modalidade

Actualmente o Clube Ferroviário de Portugal disputa os Campeonatos Nacionais de Remo em todas as categorias. Tem diferentes classes de remo: aprendizagem, manutenção e competição. Situadas na Doca de Stº. Amaro, em Alcântara, as instalações do Clube Ferroviário de Portugal estão divididas em diferentes áreas:

  • Hangar das embarcações
  • Área de tanques para remo indoor com capacidade para 12 remadores e diferentes zonas de treino
  • 2 ginásios para remo indoor (ergómetros) e musculação
  • Áreas de apoio – balneários, estaleiro, oficina, secretaria, sala de troféus, etc.

CLASSES

Remo Jovem Masculino e Feminino                                                                                         Remo Adulto Masculino e Feminino

Benjamins (9-10 anos de idade)                                                                                                  Juniores Manutenção Competição (17-18 anos de idade)

Infantis (11-12 anos de idade)                                                                                                     Seniores de Competição (inicio 19 anos de idade)

Iniciados Competição (13-14 anos de idade)                                                                             Manutenção (mais de 18 anos de idade)

Juvenis Competição (15-16 anos de idade)                                                                                Veteranos (mais de 28 anos de idade)

—                                                                                                                                                    Atividade Livre (mais de 18 anos de idade)

Horários das Classes

2f a 6f entre as 16h00 e as 21h00

Sábados e Domingos entre as 9h00 e as 13h00

As aulas decorrem de forma fléxivel de acordo com a disponibilidade dos atletas e os horários são combinados com os respectivos treinadores.

As Classes são devidamente enquadradas com treinador e coordenador.

O Clube Ferroviário convida-o (a) para fazer uma aula experimental gratuita nas nossas instalações. Contacte a Secretaria do Clube e agende a sua aula experimental.

Horário da Secretária                                       De 2f a 6f das 16h30 às 19h30 – Sábados das 9h30 às 13h00

Telefone: 213 968 066                                      E-mail: remo@clubeferroviario.pt

Centro Náutico- Doca de Santo Amaro, Alcântara Mar (junto ao viaduto).

Acompanhe AQUI as várias atividades e provas de Remo do CLUBE FERROVIÁRIO DE PORTUGAL.

Horários e Local

  • Frequência: Treinos diários

  • Doca de Santo Amaro – Alcântara, Lisboa

Ténis de Mesa

O ténis de mesa foi inventado no séc. XIX em Inglaterra, onde era conhecido como ping-pong (os sons que a bola produzia na mesa e na raquete).

Era uma imitação do ténis, mas jogado em espaço reduzido e usando objetos do dia a dia como equipamento: uma fila de livros usada como rede, uma rolha de garrafa como bola e uma caixa de charutos como raquete.

É actualmente um dos desportos mais populares do mundo e conhecido como sendo o jogo que tem o tipo de bola mais rápida de todos e o que mais produz efeito (rotação) na bola.
O ténis de mesa é um desporto que exige muita estratégia, existindo vários tipos de tácticas para conseguir marcar pontos, sendo muito usados os efeitos que a raquete provoca na bola: o Cato, o Topspin, o Driver, o Over-driver, entre outros.

Vem praticar connosco e diverte-te a aprender alguns deles!

Horários e Local

  • Frequência: Bissemanal

  • Local Sede do C.F.P. – Salão Principal

Voleibol Feminino

A equipa de voleibol do Clube Ferroviário de Portugal entrou na sua 5ª época consecutiva representando o clube no campeonato INATEL, onde se tem afirmado como uma das equipas de referência na modalidade, demonstrando uma atitude competitiva, ambiciosa e vencedora, no respeito pelos adversários e pelos mais elevados valores da ética desportiva.

Palmarés:

2015 / 2016 –  2º Lugar do Campeonato INATEL

2016 / 2017 – 2º Lugar na Taça Lisboa

2017 / 2018 –  2º Lugar do Campeonato INATEL

2018 / 2019 –  3º Lugar ex-aequo do Campeonato INATEL

Treinos:

Local:                    Externato da Luz

Dias/horas:         Segundas e Quintas feiras das 20h30 às 22h30

Constituição da equipa para a presente época:

Vogal da direção com o pelouro – António Filipe

Treinadores: Luís Coelho e Marta Krug

Atletas:

#1 Inês Sobreiro; #2 Inês Mieiro; #3 Filipa Aguiar; #4Catarina Sequeira; #5 Sofia Bairrão; #6 Rita Alves; #7 Sofia Megre; #8 Mafalda Petra; #9 Rita Rodrigues; #10 Mariana Barroso; #12 Giulia Casagrande; #13 Rita Almeida; #16 Amanda Fernando; #17 Carolina Santos; #18 Bárbara Paredes.

Patrocinador: FERGRUPO

Informações:

Se és atleta de voleibol e pretendes integrar a nossa equipa, informa-te junto do nosso treinador ou vogal da direção:

Luís Coelho: bras.coelho@infraestruturasdeportugal.pt

António Filipe: antonio.filipe@infraestruturasdeportugal.pt

Horários e Local

  • Frequência: Bissemanal

  • Local: Vários Locais

O CFP oferece, além da vasta oferta desportiva, uma série de actividades artísticas e de lazer.

Navegar para a página de actividades

Copyright Clube Ferroviário de Portugal 2016Site Design by NOAK