Atletismo
A história do atletismo começa nos primórdios da nossa civilização.
O homem das cavernas, de forma natural, praticava uma série de movimentos, nas atividades de caça, de defesa pessoal, de recolha de alimentos, etc. Ele saltava, corria, lançava, desenvolvendo uma série de habilidades relacionadas com as diversas provas de uma competição de atletismo.
O atletismo é a forma organizada mais antiga de competição, tendo surgido nos Jogos Antigos da Grécia (776 A.C). Desde então o homem vem tentando superar os seus movimentos essenciais – caminhar, correr, saltar e arremessar.
Na definição moderna, o atletismo é um desporto com provas de pista, corridas de rua, provas de cross country e marcha atlética.
A maratona, a mais famosa das corridas de resistência, baseia-se na lendária façanha de um soldado grego que em 490 A .C. correu do campo de batalha nas planícies de Maratona até Atenas, numa distância superior a 35 km, para anunciar a vitória dos gregos sobre os persas. Uma vez cumprida a missão, caiu morto.
As maratonas modernas exigem um percurso ainda maior: 42.195 km.
A corrida é a expressão atlética mais pura que o homem já desenvolveu, uma prática que envolve basicamente a boa condição física do atleta, à qual se junta, em competição, algo de estratégia e de técnica.
Vem correr connosco, melhorar a tonicidade e a resistência muscular e cardiovascular, “queimar” calorias e competir!