No passado dia 25 outubro, recebemos na sede do Clube ferroviário, o Instrutor Fabian Simo da Eskrima Filipina que veio orientar o nosso seminário que decorreu no período das 09:00/18:00, no qual apresentou dois estilos marciais:

Baraw Sugbo – um sistema distinto de artes marciais filipinas que se concentra especificamente no combate com facas, defesa e ataque. O próprio nome reflete as suas origens: “Baraw” significa “faca” ou “lâmina”, e “Sugbo” é o nome antigo de Cebu, um centro nevrálgico para o desenvolvimento das artes marciais filipinas. o Baraw Sugbo centra-se quase exclusivamente no uso e na defesa contra a faca.

O sistema enfatiza princípios práticos de combate de proximidade para a sobrevivência, focando-se na eficiência, timing, ângulos e controlo, em vez de técnicas vistosas. O treino inclui um sistema abrangente de defesas desarmadas e desarmes contra um atacante armado com faca, juntamente com o uso de socos, cotoveladas, pisões, rasteiras, projeções e chaves articulares.

Balintawak – É o nome de um estilo de artes marciais filipinas (Eskrima/Arnis/Kali) especializado em combate de curta distância, focado no desenvolvimento de velocidade e defesa, geralmente usando um único bastão em defesa e ataque.

Neste seminário, contamos com a presença de 43 participantes de diversas artes marciais e de regiões distintas do nosso Portugal.
No final,  o feedback de todos os participantes foi extremamente positivo, classificando o evento de excelência, não só pelas técnicas apresentadas, mas por todo o trabalho marcial desenvolvido do qual absorveram grandes conhecimentos.  A vontade de repetir a experiência foi expressa pelos participantes, assim como a vontade de se voltarem a encontrar, a crescer e evoluir no seu percurso marcial.

Para dar continuidade ao trabalho e às técnicas ministradas, vamos agendar novo seminário para o próximo dia 08/02/2026, que em breve comunicaremos.