No dia 30 de abril de 2017, no âmbito do encerramento das comemorações dos 160 anos da Associação Naval de Lisboa, foram muitas as figuras públicas que assistiram ao desfile náutico com cerca de 300 embarcações de guerra, recreativas e mercantes, algumas vistosamente engalanadas, que trouxeram movimento e colorido às águas do rio Tejo. Entre essas figuras destacaram-se o Sr. Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, os Secretários de Estado da Juventude e do Desporto e da Defesa Nacional, João Paulo Rebelo e Marcos Perestrello, os Chefes do Estado-Maior da Armada e da Força Aérea, o Almirante António da Silva Ribeiro e o General Piloto-Aviador Manuel Teixeira Rolo, a Presidente da Administração do Porto de Lisboa, Lídia Sequeira, os Vereadores Jorge Máximo, João Gonçalves Pereira e Teresa Leal Coelho – esta também deputada e candidata à presidência da CML pelo PSD, tal como Assunção Cristas, pelo CDS/PP – e ainda o Presidente do Comité Olímpico, José Manuel Constantino, os Presidentes das Juntas de Freguesia de Belém e de Alcântara e os Presidentes dos diversos Clubes de Mar.

Entre estas embarcações destacavam-se o navio escola “Creola”, o navio patrulha oceânico “Figueira da Foz” e a canoa “Esperança”, às quais se juntou o catamarã “Gaivota do Mar”, e no qual viajaram as individualidades, entre as docas de Santo Amaro e Belém.

O Clube Ferroviário de Portugal fez-se representar no desfile na sua máxima força, quer em número de embarcações, quer em número de atletas participantes.

Estão, pois, de parabéns o Diretor do Remo Mário Melo, os Treinadores Sandoval Cruzinha e Arnega Carmo, a Comissão de Remo e todos os Atletas, que abdicaram dos seus afazeres para levarem alto as cores do Ferroviário!

No final do desfile, Pedro Paes de Vasconcelos, da ANL, congratulou-se pelo facto de tantas individualidades com responsabilidades no País e na Cidade haverem querido “partilhar (…) a experiência dos marinheiros que estão dentro de água”.

O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, felicitou o Clube pela “longevidade de que poucos se podem orgulhar”, e que se explica pela “ligação afetiva que os portugueses têm com o mar”.

Para o autarca, “devolver o Tejo e o mar à cidade tem sido uma opção estratégica municipal perseguida ao longo de vários mandatos, de que são exemplo as obras recentemente concluídas, com o objetivo de “estreitar a ligação ao Tejo, para usufruto desportivo, recreacional e educacional pelos lisboetas”.

Fernando Medina agradeceu também a todos os clubes navais a parceria com a autarquia, que possibilita a quase um milhar de alunos do 2º e 3º ciclos participarem no programa extra-curricular “Clubes de Mar”.

O Presidente da República encerrou a cerimónia recordando o longínquo ano de 1856, quando D. Pedro V criou a Real Associação Naval de Lisboa, para recreio e lazer, no que considerou ser uma “visão avançada para o tempo”.