A Câmara Municipal de Lisboa e a Secção de Remo do CFP têm vindo a celebrar um Contrato-Programa anual para aprendizagem e promoção da prática de Remo no Tejo, denominado “Clubes de Mar”.

Cada contrato compreende a realização de 11 aulas por grupo escolar, variando normalmente de 4 a 5 grupos semanais e repetindo o 2º semestre com novos alunos.

Mercê dos bons resultados conseguidos, este Contrato tem vindo a ser renovado desde 2015, sendo normalmente o 1º turno de outubro a fevereiro e o 2º de março a junho. No final de cada turno é feito um festival de encerramento, com entrega de diplomas e uma regata entre grupos escolares, que por vezes inclui grupos cuja aprendizagem foi feita no clube vizinho ANL. Este festival, além de servir de despedida dos alunos que concluíram o seu curso, serve também de sensibilização para as inscrições no turno seguinte.

Devido a atrasos na formação dos grupos escolares, o início deste ano tem vindo a ser adiado, começando o 1º turno a partir do início de fevereiro. Então, procederemos ao ensino da tipologia dos diferentes barcos a utilizar, sua palamenta, aulas teórico-práticas para aprendizagem do Gesto Técnico da remada e posterior saída para a água onde então os alunos aprendem as diferentes manobras, a remar em conjunto, a desfrutar da paisagem e do prazer de fazer exercício físico ao ar livre vencendo a ondulação.