A Romaria de Santo Amaro é uma montra do que melhor se faz na freguesia de Alcântara. As forças vivas das áreas sociais, educativas, desportivas e culturais têm neste evento um momento na divulgação das suas atividades. Todas têm o seu stand e espaço para a apresentação das suas atividades.

A Romaria atrai assim, diariamente nos 6 dias do evento, cerca de 15.000 pessoas ao Alto de Santo Amaro. A heterogeneidade do público é garantida com a diversa oferta cultural do evento que este ano atraiu famílias, os mais jovens e de todas as classes sociais, durante os dias de 27 junho a 2 de Julho.

Do cruzamento da Calçada de Santo Amaro com a Rua dos Lusíadas, até ao largo da Capela de Santo Amaro, são 250 metros de festa, repletos de música e convívio.

O desporto está também presente na Romaria com as muitas associações e clubes desportivos presentes, representando os seus sócios e divulgando as atividades desportivos desenvolvidas.

O trabalho efetuado ao longo de cada ano pelos clubes e coletividades é um contributo relativamente à construção de uma comunidade mais ativa, mais saudável e mais feliz. Com esta visão e, aproveitando a Romaria de Santo Amaro, a Junta de Freguesia pretendeu este ano, realizar novamente a cerimónia de entrega de prémios de mérito desportivo e associativo relativos a 2022-23.

No Clube Ferroviário de Portugal- Secção de Remo, entendemos serem distinguidos ossócios atletas Maria João Almeida e João Tocha que desde há vários anos têm demonstrado constante empenho e comprometimento no apoio às várias atividades desenvolvidas nesta Secção.

Este ano distinguiram-se dos restantes sócios, permitindo-nos dizer que o seu esforço e dedicação se refletiu nos resultados conseguidos pelo nosso Clube, na promoção da atividade desportiva desenvolvida em prol da população desta Freguesia de Alcântara. Por este facto, na cerimónia de encerramento, efetuada no dia 2 de julho (domingo) pelas 20h, subiram ao palco principal da Romaria afim de serem agraciados na sua justa homenagem.