10 de Dezembro – 88.º Aniversário do Clube Ferroviário de Portugal

O Clube Ferroviário de Portugal organizou no passado dia 10 de dezembro, momentos de convívio entre todos os seus atletas, treinadores, dirigentes e amigos do Clube, para brindar ao 88.º aniversário.

Integrado nas cerimónias foram realizadas provas de ergómetro intersócios, por escalão etário e o batismo de novas embarcações, a que se seguiu um almoço butffet.

Foi muito gratificante para a Direção do Clube Ferroviário de Portugal poder contar com um vasto número de sócios, amigos do Clube e individualidades a que o Presidente do Clube faz referência na sua intervenção!

”  Gostaria de começar por saudar todos os amigos presentes – sócios e praticantes, corpo técnico e dirigentes do CFP, dirigentes de outros clubes e, muito em particular, os representantes das entidades que aceitaram o nosso convite e muito nos honram com a sua presença, nomeadamente:

  • da CML – o Sr. Vereador dos Sistemas de Informação / Desporto / Relação com o Munícipe – Dr. Jorge Máximo e a Senhora Diretora do Departamento da Atividade Física e Desporto da CML – Dr.ª. Sónia Paixão;
  • da JFA – em representação do Dr. Davis Amado, o Dr. Pedro Vidal;
  • da JFSV – em representação da Dr.ª Natalina Moura, a Dr.ª Inês Baptista;
  • da ACCL – em representação do Dr. Pedro Franco, o Sr. Luís Esteves;
  • da CEC – O Presidente, Sr. José Pinheiro;
  • da Comunicação Social – a webrails.tv, na pessoa do Sr. Jornalista Rui Ribeiro;
  • Caros Amigos:

O Clube Ferroviário de Portugal, deriva de duas anteriores estruturas desportivas e culturais. Adquiriu a sua atual designação em 1961, da fusão do Ateneu Ferroviário e do Grupo Desportivo da CP, que terão sido antecedidos pelo Grémio Ferroviário ou outra organização que ainda não conseguimos com o devido rigor determinar! Desconhece-se ainda, o nome da instituição a que pertenciam os ferroviários que em 1894 conquistaram a Taça D. Carlos I, também chamada Cup d’El Rey e que aqui temos exposta!

Será incontornável nas próximas gerações e na nossa história coletiva deixar de citar, lembrar e respeitar o trabalho e obra que grandes homens amigos deste Clube nos legaram. Pelo exemplo de dedicação e de trabalho, pela visão e alcance, pela proximidade e afeto, pela preocupação e entusiasmo, pelo rigor e pela exigência do simples Operário ao Administrador de 1.ª linha da CP, terem percebido já na altura, o quão importante é o exercício físico para um desenvolvimento equilibrado do indivíduo, para a manutenção ao longo da vida, para o bom funcionamento orgânico, e até para combater o stress e alguma instabilidade psicológica, fizeram do CFP uma associação bastante eclética que nasceu no seio do sector ferroviário e que continua a desenvolver um grande conjunto de atividades que se praticam em três polos -, No Complexo Desportivo em Marvila: o Futebol, na Sede em Santa Apolónia: o Atletismo, o Kenpo, o TRX, o Total Condicionamento, o Ténis de Mesa, o Yoga, as Danças de Salão, a escola de Tango, o Coro e o Desenho e aqui no Centro Náutico: o Remo. Temos ainda o Voleibol Feminino, que por falta de condições no nosso Polidesportivo, está a treinar e a jogar em instalações alugadas!

Hoje, comemoramos o 88º Aniversário do CFP, cuja data oficial se assinalará a 15 de dezembro próximo, mas pelas razões que o nosso calendário cultural e desportivo determinou, vimo-nos forçados a antecipa-lo, e que mesmo assim, não conseguimos concentrar todos os dirigentes da instituição num único espaço, face às múltiplas atividades que desenvolvemos na cidade de Lisboa. Estão pois a acontecer quase em simultâneo várias iniciativas nos três polos onde o Clube está instalado.

No Complexo desportivo em Marvila já se disputou esta manhã o jogo de futebol que opôs a equipa principal do Ferroviário vs Recreativo Lisboa, e cujo resultado nos foi favorável, ganhamos 6 – 0. Parabéns atletas e equipa técnica, esses, já aqui presentes!

Estão no entanto, outros desafios a decorrer, pelo que a presença física de todos os Dirigentes do Clube neste local, não é possível!

Na Sede, está a decorrer desde ontem e prolonga-se até às 22:00h de amanhã, a festa de encerramento de Portugal em Tango. Na tarde de ontem, recebemos naquelas instalações, de entre várias personalidades maiores daquela prática imaterial da humanidade, o Sr. Embaixador Óscar Armando Moscariello e uma Delegação da Embaixada da Argentina, o que, naturalmente muito nos honrou!

No Centro Náutico, para além da prova de ergómetro intersócios, iremos proceder ao batismo de duas novas embarcações, o “Marine” e o “KiKo”, este último, incorpora a mascote das Olisipíadas – Um projeto da cidade e que já se afirmou com grande êxito, estando a caminho a 3.ª edição! A aquisição destas embarcações só foi possível com o apoio do Bar Marine e da Câmara Municipal de Lisboa.

Temos bem presente as imensas dificuldades que o movimento associativo atravessa, no entanto, esta Direção tudo tem feito para melhorar as condições da prática cultural e desportiva de forma a propiciar aos sócios praticantes uma mais agradável convivência e realização quer na Sede, com a reabilitação dos balneários masculinos contíguos ao salão principal e que estão em fase de conclusão, quer os melhoramentos realizados no Complexo Desportivo de Marvila e que passaram pela substituição de um dos motores de rega, substituição das canalizações nos 3 balneários mais antigos, aspiração do relvado, marcação do pavilhão multidesportivo, pintura dos muretes do campo, recuperação das coberturas dos bancos dos treinadores e atletas suplentes, entre outros.

Também aqui, no Centro Náutico, muitas tem sido as alterações e melhorias introduzidas nas infraestruturas e no equipamento, e que recordamos:

  • a aquisição de ergómetros;
  • a aquisição de 2 Skifs;
  • a aquisição de remos e outros equipamentos para esta prática;
  • a aquisição de um semi rígido, para apoio às aulas “Clubes de Mar”, projeto da CML e que muito envolve o nosso Clube e que tem sido um enorme sucesso;
  • a continuação da recuperação de barcos há muitos anos inativos. Recuperamos 1 barco em cada 2 meses só neste último ano;
  • a conclusão da recuperação (limpeza e pintura) dos tanques de aprendizagem;
  • entre outras.

Este Clube e a sua secção de remo, está mais organizado e mais limpo. Queremos que doravante seja, se possível, mais competitivo e com mais praticantes. Esse é o nosso principal objetivo.

Sabemos que este é o único caminho para garantir a sua subsistência financeira e o seu futuro.

O Clube Ferroviário de Portugal, abraçou desde a primeira hora, o compromisso com as Juntas de Freguesia e com a CML de fazer parte da solução para a grande caminhada já iniciada e que nos levará, estamos confiantes, “a Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021”.

Para tal, Sr. Vereador do Desporto Dr. Jorge Máximo, precisamos de realizar, especialmente aqui no Centro Náutico e no Polidesportivo em Marvila, as obras contantes no nosso pedido de Apoio para 2017 e que já estará em fase da avaliação por parte dos Serviços Técnicos do Município.

Queremos por Lisboa a Mexer. Pela nossa parte, assumimos o compromisso de tudo fazer, para que a meta estabelecida pelo Município se concretize e que se bem retive numa das suas últimas intervenções, passa pela duplicação da prática dos desportistas amadores!

Reforçamos que nenhum dos objetivos atingidos e a atingir serão possíveis sem a colaboração e apoio de todos vós, a começar pelos antigos e mais recentes praticantes das diversas modalidades que vestem a camisola do Clube;

Pelos 9 técnicos credenciados que orientam as nossas modalidades;

Pelos dirigentes, muito em especial aqueles que integram as comissões do campo, da sede e do remo;

E finalmente pelos apoios que as empresas do setor Ferroviário, Bar Marine, Juntas de Freguesia de São Vicente, de Alcântara e CML, têm concedido ao CFP.

A todos o nosso agradecimento e o desejo que mantenham esse espírito e essa vontade.

A Direção do CFP, vai continuar a lutar para criar sempre as melhores condições para a prática desportiva, apesar dos condicionalismos financeiros que nos tem condicionado.

A todos muito obrigado.   ”

O evento contou, também, com a presença da webrails.tv, que para além de divulgar o programa e as atividades desenvolvidas, também fez a cobertura do evento:

O Clube Ferroviário de Portugal comemora 88 anos no próximo dia 15 de Dezembro. Para assinalar a data a coletividade de mote ferroviário programou no passado sábado, 10 de Dezembro, um dia especial. A festa dividiu-se pelos três palcos onde a associação promove atividades culturais e desportivas. Em Marvila, no campo de futebol, realizou-se […]

CFP assinala 88º aniversário em Alcântara