15-05-2018 | 3.ª Feira | Hora 21h30 | Lisboa

Na 13ª jornada da fase final do campeonato INATEL, a equipa de voleibol feminino do Clube Ferroviário de Portugal defrontou o Clube TAP Portugal num jogo decisivo para o apuramento do campeão da época 2017/2018.

Com 2 derrotas contra apenas 1 da TAP e tendo perdido na 1ª volta por 3-0, o único resultado que interessava à nossa equipa era a vitória por 3-0 para empatar quer em número de pontos quer nos resultados dos SET entre as equipas empatadas. Para além disso, tendo em conta o 3º critério de desempate, a nossa equipa tinha de recuperar de uma desvantagem de 15 pontos (no jogo da primeira volta a TAP tinha somado 75 pontos contra apenas 60 do Ferroviário: 17-25; 21-25 e 22-25).

Conhecendo bem esta situação, a equipa do Ferroviário entrou muito forte e determinada no 1º SET e realizou o melhor período de voleibol de toda a época desportiva. Com um serviço agressivo e eficaz, um bloco muito forte, grande concentração na receção e uma enorme atitude defensiva, vencemos o SET por expressivos e impensáveis 25-9 ! Foi o resultado de SET mais desnivelado de toda a época e logo frente à equipa mais forte.

Com este resultado, não só tínhamos vencido o SET como tínhamos conseguido anular a desvantagem de 15 pontos. Bastava-nos ganhar os 2 SET restantes mesmo que apenas por 1 ponto.

O 2º SET começou da pior forma e cedo nos vimos a perder por 0-6. No entanto, uma forte e determinada reação permitiu-nos fazer uma recuperação sensacional e chegar a uma vantagem de 22-19 e, posteriormente, de 24-22, apenas a 1 ponto de vencer novo SET. Com alguma infelicidade (mas também com mérito do adversário) não conseguimos “fechar o SET” e cedemos 3 pontos consecutivos, acabando por perder por 24-25.

Este forte revés quando tínhamos estado tão perto do nosso grande objetivo de alcançar o 1º lugar, deixou marcas no ânimo da equipa. Desfeito o “sonho” e mesmo não tendo jogado mal, perdemos naturalmente os 3º e 4º SET por idênticos 17-25.

Com esta derrota e quando falta apenas uma jornada, a TAP sagrou-se campeã e o Clube Ferroviário de Portugal partilha o 2º lugar com o Clube Portugal Telecom, ambas com 3 derrotas.

Treinadores: Luís Coelho e Marta Krug

Atletas: Rita Alves (Capitã), Ana Pinto, Giulia Casagrande, Suely Tavares, Mafalda Petra, Sofia Megre, Inês Mieiro, Inês Krug, Helena Jacobetty, Catarina Sequeira e Mariana Barroso.

Parabéns Clube TAP Portugal pela conquista do título e PARABÉNS também às nossas atletas que tiveram um excelente comportamento e que, independentemente da classificação final, realizaram um campeonato acima das expectativas, facto reconhecido por todos os intervenientes – Organização INATEL, árbitros e equipas.