Remo – Circuito de Remo de Mar (2ª Jornada), S. Martinho do Porto

Circuito de Remo de Mar 2024

Regata Taça de Portugal “Endurance”

Praia S. Martinho do Porto

20-04-2024

Completada com excelentes resultados a 1ª etapa em Setúbal, uma vez mais a secção de Remo do Clube Ferroviário de Portugal marcou presença forte na 2ª etapa, com o objetivo de obter um lugar do pódio do Circuito Nacional.

1ª Etapa: 24/03, em Setúbal (Beach Sprint)

2ª Etapa: 20/04, em S. Martinho do Porto (Endurance)

3ª Etapa: 10/08, em Caminha (Travessia)

4ª Etapa: 29/09, em Lisboa (Endurance)

5ª Etapa: a definir

Para esta 2ª etapa, organizada pela Federação Portuguesa de Remo foi escolhida a Praia de S. Martinho do Porto, única pelas suas características.

Um pouco de História:

Esta praia em forma de concha constituiu-se a partir de uma acumulação de areias brancas e finas, com origem nas linhas de água e nas correntes marinhas que circulam e transportam grandes quantidades de material arenoso ao longo da costa e que, por ação das marés, foram sendo parcialmente desviadas para o interior da baía.

Dado o desenvolvimento local e a construção do cais, tornou-se uma estância balnear frequentada pela nobreza e pela burguesia desde o final do século XIX, ficando conhecida como o “bidé das marquesas”.

Muito concorrida até hoje, durante o verão transforma-se numa estância de férias verdadeiramente cosmopolita, e ali tem vindo a ser dinamizada nos últimos anos a prática de diversas modalidades desportivas como escalada, windsurf, canoagem e natação.

Apenas ligada ao mar por uma abertura de poucos metros, tem sempre águas muito tranquilas, ótimas para as crianças e melhores ainda para competições, facto de que a Federação Portuguesa de Remo não se alheou, organizando esta 2ª etapa da Taça de Portugal em Remo de Mar.

A equipa do Clube Ferroviário de Portugal foi composta por atletas juvenis, juniores, seniores e veteranos, que competiram em diferentes embarcações:

Individualmente (C1X), em double (C2X) e ainda no quatro (C4X+), obtendo as seguintes classificações:

• C1X Juvenis Masculinos: Duarte Branco 1º/ em 10 participantes
  • C2X Juvenis mistos: Isabel Festas / Afonso Lourenço e Cunha 1º/ em 2
  • C4X+ Veteranos Misto: 3º/ em 3
  • C1X Veteranos Masculinos: Henrique Eusébio em 8º, Igor Carneiro em 11º e João António em 12º /em 17
  • C2X Veteranos Femininos: Mafalda Castro / Margarida Branco 1º/em 3
  • C1X Juniores Masculinos: 4º/em 5
  • C4X+ Seniores Misto – Ana Pais de Oliveira / Raquel Rego / Henrique Antunes / Luis Vaccaro 4º/em 4

A prova correu de feição ao CFP, sendo de salientar os três 1ºs lugares:

• Duarte Branco (juvenis)
  • A dupla Afonso Cunha / Isabel Festas (misto juvenis)
  • A dupla Mafalda Castro / Margarida Branco (veteranos femininos)

PARABENS A TODOS!

O somatório de todos os pontos conseguidos nestas classificações mantem-nos fortemente motivados para uma vitoria no final do Circuito.

Aguardamos pela próxima prova em Caminha, no dia 10 de agosto!