Corria o ano de 2007 quando o relvado sintético do Clube Ferroviário de Portugal foi implantado, tendo à data 13 anos. A sua duração mais prolongada deveu-se aos cuidados de manutenção previstos e cumpridos pelo Clube. Nele foram realizados 1950 jogos oficiais e mais de 4.800 treinos de futebol distribuídos por 5.772 horas.

No entanto, tudo tem o seu limite, e assim aconteceu com o relvado sintético. O pelo demasiado curto pelo desgaste da utilização já não permitia a fixação da borracha e da areia, que são a base de amortecimento e arrefecimento do campo, estando por isso muito duro e sobreaquecido, com a rega projetada a não conseguir ter o efeito desejado (e a tornar-se num desperdício de água).

O desgaste do tapete é um risco para os atletas, mais sujeitos a lesões pela dureza em que o piso se encontrava, bem assim como pelos desperdícios de pelo partido e borracha que numa queda podiam ser inalados e provocar lesões do trato respiratório.

Sendo, naturalmente, nossa preocupação, a segurança e a qualidade das condições do campo, e sobretudo a segurança dos atletas e as condições mínimas ideais para a prática da atividade desportiva. foi identificada a necessidade da sua substituição, tanto mais que para além das nossas 2 equipas, o campo do CFP é utilizado pelos vários escalões do Futebol juvenil, com atletas dos 10 aos 18 anos, sendo também realizados torneios entre escolinhas de futebol, com atletas dos 5 aos 10 anos.

O Grupo Desportivo dos Pastéis e o Clube Oriental de Lisboa, foram das entidades que mais beneficiaram da implementação desta infraestrutura desde a sua inauguração, e ainda o CAC nas duas últimas temporadas, tirando grandes benefícios competitivos nos diversos escalões do futebol juvenil.

Também a Junta de Freguesia de Marvila, por falta de campo adequado na sua área de intervenção, já nos solicitou horários livres para a prática de futebol juvenil, compromisso de serviço público que não teríamos condições de honrar naquelas condições do relvado.

Foi por todas estas razões que a substituição do relvado se impunha, trabalho que foi iniciado no passado dia 6 de maio e que no decurso da próxima semana estará concluído.

A sua concretização apenas foi possível porque os Pedidos de Apoio que instruímos junto do  Município de Lisboa e da Junta de Freguesia de Marvila foram deferidos, o que determina assim que o Clube Ferroviário de Portugal possa continuar a oferecer as melhoras condições para a prática desportiva a algumas centenas de atletas já na próxima época!

Veja as fotos da evolução das obras, profissionalmente realizadas pela empresa MONDO Portugal.

A Direçao