CLUBE FERROVIÁRIO DE PORTUGAL, Sede (Santa Apolónia) – 1 agosto 2020

O Kosho Ryu é uma arte marcial que procura o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspetos: físico, mental e espiritual, busca o conhecimento interior, equilíbrio, harmonia e uma convivência pacífica e respeitosa com todos os seres que nos cercam e nos acompanham no nosso caminho.

A autodefesa é a arte da antecipação, para antecipar situações de perigo e evitá-las. A maior e mais verdadeira autodefesa é viver e construir um mundo de paz e harmonia à nossa volta. O verdadeiro espírito de Kosho Ryu é o da humildade, da simplicidade, do autocontrole permanente.

Ser humilde significa ser respeitoso, responsável e justo com os outros e com nós mesmos. A pessoa humilde não se curva a ninguém, mas tão pouco permite que alguém se incline a ela.

Modalidade praticada na Sede do Clube Ferroviário de Portugal há 31 anos, tem sabido manter estas máximas e trabalhado para o seu sucesso.

É assim com grato prazer que damos os parabéns a mais 4 atletas pelas suas mais recentes graduações, entre eles um dos nossos Diretores:

A cerimónia de graduação aconteceu no passado sábado, 01 de agosto de 2020, dia em que foram realizados os exames físicos e de conhecimentos técnicos aos atletas da seção de Kosho Ryu Kenpo Mitose do CFP.

A época 2019/2020 foi muito atípica relativamente à atividade desenvolvida na seção, já que devido às condições impostas pela pandemia covid-19, a proibição de aceder às instalações do clube impossibilitou o ensino presencial e o contato das técnicas entre os atletas, dificultando assim o nível e a rapidez da aprendizagem e a própria evolução dos atletas na aplicação destas técnicas.

Ainda que impossibilitados de estarem presencialmente, todos os atletas receberam orientações de treino, de modo a não existir um hiato ou paragem na sua aprendizagem, o que dificultaria e arrastaria ainda mais no tempo a sua aprendizagem e evolução.

A única responsabilidade do atleta durante a pandemia foi a de conseguir um espaço onde pudesse realizar os treinos e desenvolver a aprendizagem das orientações para o seu nível de graduação, dadas pelo mestre Fernando Silva, sem correr riscos de contágio.

No final da época desportiva, só este pequeno número de atletas se achava em condições físicas e com conhecimentos técnicos para se candidatar ao exame para nova graduação.

Os exames técnicos tiveram lugar entre as 10 e as 12h00.

Os atletas cumpriram todas as regras de segurança necessárias para evitar possíveis contágios e desenvolveram todas as técnicas solicitadas pelo mestre de forma a serem avaliados. No final foram elogiados pelo seu empenho e resiliência na aprendizagem do programa com as condições a que estiveram sujeitos, e foram agraciados com a nova graduação a que se propuseram, ficando a secção do CFP mais rica, graças à dedicação e evolução destes seus atletas!