21ª jornada, 03.04.2021
No passado dia 3 de abril, numa tarde solarenga e ventosa, o Clube Ferroviário de Portugal recebeu e venceu o 1º classificado da liga Inatel, série A!
O Ferroviário entrou concentrado no jogo e nos primeiros 5 minutos dispôs de duas oportunidades flagrantes para inaugurar o marcador: Rafael Amaral conquista a bola no centro de jogo, de costas para a baliza, roda rápido e entrega na profundidade para a corrida de Fábio Varela, que apanha a defesa em contrapé e flete da direita para o meio. Já dentro de área atira ao primeiro poste com o pé mais fraco, para a defesa atenta do guarda-redes adversário.
Estava visto que o Técnico iria dar espaço para construir na zona defensiva do CFP e pressionaria apenas no seu meio-campo. Uma equipa compacta, que sabia como ocupar os espaços e jogar no erro adversário.
A estratégia resultou e numa bola bombeada o jogador adversário ganha o duelo e consegue rematar ao ângulo superior do primeiro poste, mas uma excelente intervenção de Pedro Oliveira consegue, num primeiro instante, evitar o golo e defender para a lateral; mas o avançado adversário, mais lesto que toda a nossa defesa, na recarga faz o 0-1.
O jogo prosseguiu nos mesmos moldes, com mais jogo direto do Ferroviário e postura mais defensiva do Técnico.
Aos 31 minutos da primeira parte Diogo Pernas é substituído por Zé Almeida, com o Ferroviário a procurar segurar a bola uns metros mais à frente.
A melhor ocasião de toda a primeira parte surge quase no final desta, com Rafael Amaral a intercetar um passe na zona central e depois a combinar com Fábio Varela, que “despacha” a bola para a entrada da grande área onde aparece Kadinho a dominar o esférico. Zé tira-lhe a bola e progride para dentro da área, onde finta 2 defesas, e atira para a sua esquerda permitindo uma defesa de recurso do guarda-redes.
Após este lance o árbitro apitou para o intervalo, numa altura em que dava mais o Ferroviário.
Inicio da 2.ª parte e nova alteração, sai Nuno e entra Fábio Silva, na tentativa de ligar o jogo de uma forma mais curta, desta vez a tentar aproveitar o efeito do vento, que soprava favoravelmente.
10 minutos volvidos da segunda parte e é canto para o Ferroviário, batido de forma exímia para o segundo poste, onde no meio da defesa contrária, surge o central do CFP a cabecear para o 1-1. Estava feito o empate!
No decorrer da segunda parte novas oportunidades na base do passe longo, que estava a resultar, mas pecava na finalização (por Rafael Amaral e Fábio Varela).
Aos 60 min novas substituições, para “refrescar” as alas do Ferroviário, com a saída de Rafael Amaral e Fábio Varela para o lugar de Cristiano e Pedro Fernandes.
Nesta fase do jogo, observava-se um equilibro parte a parte, com ligeira vantagem para o TFC.
Na sequência de um lançamento por parte da equipa do Técnico no meio campo defensivo do CFP, Edilson recupera a bola e sofre falta quando se preparava para contra ataque. Fábio Silva apercebe-se da desmarcação de Zé Almeida e coloca nas costas da defesa adversária, descaída para a linha. Zé Almeida segura a bola já perto da grande área, puxa para dentro, finta o primeiro oponente e atira ao poste mais distante. Estava feita a reviravolta aos 70 min!
Aos 73 minutos entrada de Diogo Gomes para o lugar do nosso capitão João Carvalho.
Até ao apito final, jogo de sentido único, com o Ferroviário a procurar defender o resultado e a apostar no contra-ataque.
O marcador não mexeu mais e os 3 pontos ficaram em casa!
Marcadores:
50′ Valter (F.Silva);
70′ Zé Almeida (F.Silva)
Equipa Inicial:
1 – Pedro Oliveira
14 – Ismael
4 – Valter
8 – João
3 – Edu
6 – Kadinho
21 – Nuno
15 – Edilson
19 – Pernas
2 – Fábio Varela 18 – Rafa