09/05/2024
Rio de Tejo
O Dia da Europa é comemorado anualmente a 9 de maio, para festejar a paz e a unidade do continente europeu.
A data assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman, que expôs a visão de Robert Schuman de uma nova forma de cooperação política na Europa, tornando impensável uma guerra entre os países europeus – considera-se que a atual União Europeia teve início com esta proposta.
A data é celebrada em mais de 60 cidades europeias e Lisboa não é exceção.
Na agenda das comemorações estava um concerto da Orquestra Geração, na Fundação Champalimaud, com uma coreografia no Tejo, organizada pelo Clube Naval de Lisboa, à qual o Clube Ferroviário de Portugal se associou.
A proposta era a de estarmos às 19h frente às janelas do anfiteatro da Fundação, onde apareceriam os congressistas, e acenaríamos com umas bandeirinhas europeias, que nos foram previamente distribuídas, após o que seria tocado o hino da Comunidade Europeia.
E assim aconteceu:
Na passada 5ª feira, os nossos sócios deslocaram-se mais rapidamente dos empregos para a secção de Remo e pelas 18h40 já tínhamos 2 yoles de oito remadores, um double de mar e um barco a motor de apoio, a saírem da doca de Santo Amaro pelo rio abaixo!
A maré estava favorável, na vazante, mas o vento estava forte, contra e alinhado com o rio, provocando assim pequenas ondas contra o casco e a proa, e obrigando a uma chuva de salpicos distribuída igualmente por todos os ocupantes das embarcações.
Passados os remoinhos dos desníveis junto à Torre de Belém, encontramos à nossa direita a acalmia das águas, provocada pela reentrância onde foi construída a Fundação Champalimaud. Na sua frente, já nos aguardavam as várias embarcações com os nossos amigos do CNL, facilmente assinaláveis com os seus equipamentos de vermelho.
A chegada doa barcos CFP coincidiu com o aparecimento dos congressistas, a que imediatamente se seguiu o nosso aceno das bandeiras europeias, enquanto se ouvia o hino europeu.
Foi um momento marcante, de grande alegria onde recebemos também os acenos de todos os presentes que se juntaram na plataforma exterior do anfiteatro.
Na plataforma inferior, mais próxima da água, veio o presidente Carlos Moedas agradecer-nos pessoalmente.
No regresso já tivemos a ajuda do vento, que foi aproveitada por forma a chegar ao Clube antes do pôr do sol, concluindo esta jornada de convívio e treino conjunto.
A todos os participantes foi distribuído um saco com uma bandeira, uma camisola e outros brindes, com a promessa de uma repetição mais alargada para o próximo ano.