Parque Verde, Rio Mondego
4 de maio de 2024
A 41.ª Regata Internacional integrada nos eventos da Queima das Fitas de 2024 realizou-se no passado dia 4 de maio, no Parque Verde do rio Mondego, em Coimbra, contando com a participação de 850 atletas, dos quais 250 oriundos de Espanha, Itália e Reino Unido e 650 atletas nacionais, num total de 416 tripulações.
Esta regata, organizada pela Associação Académica de Coimbra, com o apoio da Câmara Municipal daquela cidade, é o maior evento desportivo da Queima das Fitas e foi transmitido na RTP2, Sport TV e Bola TV.
O número de inscritos aumentou face aos anos anteriores, e participaram nesta edição 18 clubes nacionais e 12 associações estrangeiras.
A prova decorreu entre a Ponte de Santa Clara e a Ponte Pedro e Inês, numa extensão de 500 metros, numa competição constituída por 54 séries de manhã, a partir das 9h30, 27 série à tarde, das 14h30 às 16h00, e 9 finais, a partir das 16h00.
O dia foi fechado com o Memorial José Matos, com a prova shell de oito com timoneiro, e a participação de uma dezena de barcos.
Com os Campeonatos Nacionais de Velocidade a cerca de mês e meio, esta competição permite ao Clube Ferroviário de Portugal fazer uma avaliação de cada uma das suas tripulações, em confronto real com outras que também irão marcar presença no Campeonato Nacional.
O Clube Ferroviário de Portugal fez-se representar pelo treinador Igor Carneiro e pelos seguintes atletas, com as respetivas classificações no conjunto dos participantes:
- Skiff Juvenil Feminino – Isabel Festas, 3ª /em 21
- Skiff Infantil Feminino – Matilde Mateus, 14ª / em 19
- Skiff Iniciado Masculino – António Abraão, 11º / em 23
- Double Juvenil Masculino – Duarte Branco / Afonso Cunha, 5º / em 14
- Double Absoluto Masculino – Luis Moreira / Henrique Eusébio, 15º /em 20, e António Luís / João Oliveira, 18º / em 20
- Skiff Absoluto Masculino – Igor Carneiro, 27º / em 30
Se atendermos ao elevado nível de atletas presentes nesta regata Internacional, devemos considerar as classificações obtidas como bastante satisfatórias e até de um bom nível.
PARABÉNS A TODOS OS ATLETAS!