7/07/2024

É com grande pesar que o Clube Ferroviário de Portugal leva ao conhecimento dos seus associados, atletas e amigos, o falecimento aos 86 anos de idade, do Mestre Fernando.

Fernando de Almeida Matos nasceu em Resende – Felgueiras e aos 18 anos começou a trabalhar na construção civil.

Fez serviço militar na guerra colonial em Angola, e terminada a sua comissão fixou ali residência, começando a trabalhar nos estaleiros navais de Luanda. Em 1964 construiu o seu primeiro barco a remos.

Depois do seu regresso a Lisboa, veio trabalhar para a carpintaria do Clube Ferroviário de Portugal e posteriormente ficou também ligado à antiga Direção Geral de Desportos, mais concretamente ao Estaleiro Nacional, primeiro no Jamor e depois no Cais do Sodré.

Com mais de 50 anos de trabalho na construção e reparação de barcos de Remo, foi premiado com a Medalha de Honra da Federação Portuguesa do Remo como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da modalidade.

Ao longo de todos estes anos de destacamento na Federação Portuguesa de Remo, podemos afirmar que passaram pelas suas mãos praticamente todos os barcos em madeira do Remo nacional.

Com o surgimento das novas tecnologias, rapidamente se adaptou e juntou a fibra e todos os materiais compósitos ao seu trabalho no dia a dia.

Desde a sua chegada de Luanda, não mais deixou de viver no meio ferroviário, sendo um amigo sempre disponível, que não esqueceremos como excelente pessoa e que recordaremos com saudade.

Devido ao seu constante apoio, também continuaremos a navegar em Yoles convenientemente restaurados por ele com mestria.

Pela perda do Mestre Fernando, que se tornou numa referência para todos os remadores nacionais, o Clube Ferroviário de Portugal apresenta a familiares e amigos as mais sinceras e sentidas condolências.

No dia do seu funeral os Clubes de Lisboa estiveram presentes durante a saída da urna.