18.05.2024

Realizou-se no passado sábado, dia 18 de maio, mais uma edição, a décima, do já bem instituído OPEN de Remo CFP, na pista da Junqueira, num esforço continuado de anteriores diretores desta Secção, que conseguiram torná-lo num evento de nível nacional, com forte projeção e divulgação do nome do nosso Clube Ferroviário de Portugal.

Com o passar dos anos, as condições inicialmente existentes foram-se alterando, já que antes os clubes nacionais subiam no ranking nacional conforme as pontuações adquiridas em todas as regatas nacionais, mas por diretivas federativas, as regatas de Yole deixaram de pontuar para o ranking, levando a que os clubes, predominantemente do norte, perdessem o interesse na deslocação a Lisboa, pelos custos associados sem retorno na pontuação nacional.

Todavia manteve-se, por parte da direção do CFP, o interesse e o esforço de persistir nesta iniciativa, talvez a mais notória de cada ano no CFP Remo, apesar de várias adversidades ocorridas ao longo dos anos, como foi o caso da pandemia, ou a inexistência dos pontões de embarque, retirados da doca por longo tempo para manutenção, e que impediam as entradas/saídas simultâneas de vários barcos em conjunto, e consequentemente a organização das regatas.

Também a edição deste ano foi marcada por algumas adversidades, entre elas a necessidade de alteração da data prevista, já após tudo autorizado e licenciado, devido à previsão de fortes alterações meteorológicas que impediam a sua realização em segurança.

Mas com insistência e esforço, o CFP teimosamente conseguiu reorganizar e manter este seu evento, e fechar com sucesso a sua 10ª edição, apesar da alteração “em cima” da data ter dificultado a inclusão no calendário nacional de regatas por parte da FPR e o conhecimento atempado de muitos clubes com vista à sua participação.

Esta edição foi, por isso, mais direcionada para o convívio e menos para a competição pura, pelo que se verificou uma participação mais acentuada de sócios menos jovens.

Na edição de 2023 contámos com a participação de 10 Clubes em 14 provas, para um total de 290 participantes (que superiorizaram em número o Campeonato Nacional de Yole), num programa muito longo, que contou ainda com a presença dos Presidentes de Câmara de Lisboa e das Juntas de Freguesia onde o CFP está implantado.

Este ano de 2024 tivemos a participação de 5 Clubes em 8 provas, com um total de 160 atletas participantes, com os seguintes resultados finais:

1º – Clube Ferroviário de Portugal
2º – Associação Naval de Lisboa
3º – Clube Naval de Lisboa
4º – Misto Grupo Desportivo Fabril / Luso

Este será, porventura, o modelo a adotar futuramente, diminuindo a competição e aumentando o convívio, terminando as regatas mais cedo e privilegiando o convívio entre os participantes.

Foi esta também a opinião geral, que já aguarda a próxima edição, com algumas novidades!

Foi um dia desportivo vivido em cheio no seio do Clube Ferroviário de Portugal